O método de comer mais utilizado na Ásia, são os pauzinhos, e ele tem diferentes nomes para cada País que o utiliza. Na China é conhecido como “Kuaizi”, no Japão como “Hashi ou fashi”, na Coreia “jeotgarak” e no Vietnã “dua”.

Os “Kuaizi” (筷子), que traduzindo de forma comum significa “pequeno e rápido companheiro de bambu”, tem uma longa e rica história com direito a lenda.

Acredita-se que os kuaizi foram criados há cinco mil anos atrás na China e que em 500 d.C os pauzinhos se espalharam de lá para países como Coreia, Vietnã e Japão.  Conta-se que os primeiros pauzinhos foram utilizados como suporte para manipular carnes sobre a brasa, eles utilizavam tiras de bambu para não queimar as mãos. Mais tarde, enquanto a população crescia, os recursos iam ficando escassos e as pessoas cortavam os alimentos em pedaços menores, o que tornava o cozimento mais rápido poupando combustível, e tornando cada vez mais fácil o uso. Mas os kuaizi foram oficializados como instrumentos de cozinhar, servir e comer apenas na Dinastia Ming (1368-1644).

Uma lenda no Livro dos Ritos diz que o rei Shang Zhowang (14-11 a.C) e sua concubina Daji foram os inventores dos pauzinhos. Segundo conta a lenda, o rei tinha um temperamento difícil e reclamava de qualquer coisa relacionado à comida. Ora era a comida que não estava fresca, ora era porque estava fria, e por razões deste tipo mandava matar os cozinheiros. Mesmo a concubina Daji, amada pelo rei, sabia que era muito difícil agradá-lo e satisfazer seus caprichos. Um dia ela percebeu que os pratos do banquete estavam quentes e como o rei já estava à mesa, era tarde para fazer qualquer ajuste, foi então, que ela teve a ideia de puxar um pino de jade de seus cabelos, apanhar a comida das tigelas e esfria-la antes de colocar na boca do rei. Ele apreciou o gesto da concubina, e passou a pedir-lhe que assim fizesse todos os dias. Daji, então, pediu aos artesãos para fabricarem dois pinos compridos de jade para apanhar a comida e assim surgiram os pauzinhos.

Outra versão, é que os pauzinhos foram adotados na dinastia Shang (1766-1122 a.C). Antes disso os chineses utilizavam as mãos e a faca para comer, e passaram a utilizar os pauzinhos como talher, pois acreditavam que era falta de educação submeter os convidados a qualquer esforço durante as refeições. Os chineses consideravam um ato bárbaro servir um frango inteiro assado ou um peixe por inteiro durante as refeições, costume ilustrado por um provérbio: “Nós sentamos à mesa para comer, não para cortar carcaças”.

Seja através da lenda ou de fatos mais reais da cultura chinesa, o uso dos Kuaizi é milenar e segue sendo utilizado até hoje. Os mesmos podem ser feitos de diferentes tipos de matérias, como: bambu, marfim, ferro, madeira, porcelana e plástico.
Muitos restaurantes na China não possuem garfos e facas, apenas kuaizi e colheres. Inclusive, as crianças aprendem utiliza-los desde muito cedo, assim como as crianças ocidentes aprendem a usar garfo e colher.

E você sabe como manusear os kuazi?

Artigo anteriorVictor Vieira: o brasileiro que levou a China ao Masterchef
Próximo artigoComo utilizar o Kuaizi 筷子