Depois de falar sobre a história dos kuaizi (筷子) os famosos “pauzinhos”, vamos falar sobre: algumas regras ao utilizá-los e as diferenças entre os tipos de kuaizi do Oriente.
Comer, uma parte importante da cultura chinesa, e respeitar as etiquetas à mesa é sinal de respeito. O uso adequado dos kuaizi vai muito além que manuseá-los corretamente, existem regras e se você as desrespeitar pode estar cometendo uma grande gafe.
Antes de falarmos sobre regras e como manusear os famosos palitinhos de comer, vamos entender a diferença entre alguns palitinhos que existem no oriente.
Na Coreia, os palitinhos são chamados de jeotgarak (젓가락), normalmente feitos em metal, planos – pois os coreanos os apoiam no prato – e utilizados junto com colher. Já no Japão, são chamados de Hashi (はし; 箸), são menores, geralmente feitos em madeira, mas também podem ser feitos em marfim, bambu ou plástico. Na China, eles são chamados de Kuaizi, geralmente feitos em bambu, medem entre 22 e 24 cm, o topo é quadrado e a ponta que pinça o alimento arredondada. Existem Kuaizi feitos de plástico, porcelana e madeira. Recentemente, por questões ecológicas a China criou uma tributação para os palitinhos descartáveis, para incentivar o uso dos reaproveitáveis, uma vez que os descartáveis são feitos de madeira.

Não é comum os chineses utilizarem talheres, salvo em ocasiões ocidentalizadas, e ainda assim muitos utilizam os kuaizi. Segurar e manusear os palitinhos nem sempre é uma tarefa fácil para os ocidentais, mas com o tempo de uso vai tornando-se mais fácil. Para segurar apoie o primeiro kuaizi na dobra do polegar, depois segure o segundo kuaizi como um lápis, em seguida, alinhe os dois. Faça o movimento de pinça com o kuaizi de cima (segurado pelo indicador). O kuaizi de baixo, que está apoiado no polegar não mexe.

Após aprender como manusear é importante saber outras regras sobre a utilização dos kuaizi:

– Aguarde a pessoa mais velha ou de maior importância hierárquica iniciar a refeição;

– Nunca bata os Kuaizi nas tigelas ou pratos;

– Não os aponte para pessoas, esse pode ser um ato rude;

– Não finque os kuaizi em tigelas de comidas. Tigelas com comida e Kuaizi fincados são usados como oferendas em funerais.

– Cuidado para não derrubar os Kuaizi, os chineses podem considerar uma má sorte.

E para entender um pouco mais sobre essa cultura linda, indicamos um vídeo produzido pela CCTV PSA, no link: http://bit.ly/2nmTrdA .

 

 

 

Artigo anteriorKuaizi 筷子: o talher oriental
Próximo artigoAno Novo Chinês – O Cachorro de Terra