O ano novo chinês é comemorado segundo calendário lunar, por isso a data de ano novo, a cada ano, caia em uma data diferente do calendário ocidental.
O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano novo começa na noite da lua nova mais próxima ao dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
O período do ano novo chinês é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família, no último jantar do ano os familiares se juntam para a refeição que fechará um ciclo, e no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. Os primeiros registros sobre essa comemoração têm aproximadamente 2000 anos.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, apenas doze se apresentaram e então em forma de agradecimento Buda os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Nas vésperas do ano novo os chineses limpam e arrumam a casa, cortam cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio. Colam nas portas e janelas papéis com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.
A cor predominante no ano novo sempre é vermelha, por ser yang e vibrante. O vermelho simboliza a transformação, o movimento da vida, Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem riqueza e prosperidade.Durante a celebração, a meia noite, os chineses costumam comer um bolinho recheado chamado jiaozi, conhecido pelos ocidentais como Guioza, um prato típico da culinária chinesa, semelhante ao revioli ele é recheado de carne moída e/ou legumes. Um dos motivos que se tornou o alimento tradicional é porque o formato do jiaozi lembra um potinho que se oferecia dinheiro aos Deuses. No dia do ano novo algumas famílias colocam uma moeda ou ingrediente especial (nozes ou tâmaras) em apenas um dos jiaozi e quem comê-lo é considerado o mais sortudo do ano novo. No sul da china, onde as pessoas preferem arroz a trigo, as famílias consomem bolos de arroz glutinoso em vez de jiaozi, os bolos são chamados de “nian Gao” (mais alto de cada ano), também simbolizam um próspero ano novo.
No banquete ainda não pode faltar o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranja da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o noodles (macarrão) que simboliza a longevidade.
No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteadas pelos mais velhos com um envelope vermelho com dinheiro. Este envelope é oferecido com propósito auspicioso. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte.
Para os chineses o Ano Novo é uma festividade rica em rituais e superstições, os quais são usados para assegurar um ano auspicioso, afastando tudo o que possa ser negativo e atraindo as energias positivas.
Em 2018 celebra-se o ano do cachorro, que inicia em 16 de Fevereiro de 2018 e acaba em 05 de fevereiro de 2019, tendo influência direta do elemento terra. O ano do cachorro representa fidelidade e constância. As cores mais promissoras para o ano são: branco, qualquer tom de amarelo e as metálicas.
A previsão para esse ano é que as pessoas serão mais tolerantes e terão mais empatia, tornando o ano de 2018 repleto de equilíbrio. Em alta também estará a lealdade, honestidade e fidelidade. Mas também teremos momentos ruins e de fraqueza.
O ano do cachorro de terra é um ótimo momento para mudar o seu estilo de vida. Se estiver querendo mudar de emprego, de casa ou de cidade é a hora ideal, pois as pessoas estarão mais propensas a tomar decisões sensatas e favoráveis. Essas escolhas irão te ajudar a abandonar vícios e iniciar novos projetos e empreendimentos de negócios que você já planeja há um tempo.

Então desejamos um ano novo auspicioso, com muita saúde e bons motivos para sorrir!

 

Feliz Ano Novo! Xin Nian Kuai Le!  新年快乐 !

Artigo anteriorComo utilizar o Kuaizi 筷子
Próximo artigoCarne de Cachorro