Victor Vieira, brasileiro, 35 anos, formado em economia, mas trabalhou muitos anos como diretor de marketing de uma empresa de bebidas. Antes de vir para China, morou no Estados Unidos, França e Venezuela.

Divulgação Band

Recentemente Victor participou de um reality gastronômico no Brasil, o Masterchef, ficando entre os quatro melhores, ele deixou a competição e retornou a China, onde reside há 5 anos.
Filho de pai petroleiro ele foi morar com a família na Venezuela e depois se mudou para os Estados Unidos, ainda na adolescência. Após esse período, Victor voltou ao Brasil, serviu ao exército, iniciou a faculdade de direito e depois mudou para o curso de economia, o qual é formado.
Dentre essas curiosidades, Victor revela que já foi modelo e que foi nesse período que entrou para o programa de trainee de uma grande empresa de bebidas, e por meio dessa empresa ele foi expatriado para China.
A China na história de Victor tem muita relevância e marcos, foi onde o brasileiro conheceu seu marido e teve seu filho Aiko, fruto de uma combinação familiar que ele descreve como uma família feliz e moderna.
Victor Vieira, um rapaz criativo, comunicativo e cozinheiro de mão cheia, desenvolveu seu apresso pela cozinha desde cedo em função de pertencer a uma família de bons cozinheiros. Inclusive um dos pontos que o brasileiro destacou como positivo, de ir para o outro lado do mundo, foi a culinária e a relação que os chineses têm com a comida.
Ao falar da sua vinda para cá e sua permanência por tanto tempo, o brasileiro destaca que uma das maiores dificuldades que encontrou inicialmente foi a língua – por não falar mandarim – e o relacionamento, pois os chineses são um pouco mais fechados que os latinos.

Arquivo Pessoal

Entre tanto, Victor considera a sua vinda para China recheada de coisas boas, como a construção de sua carreira, pois o mercado de trabalho na China é bastante aquecido; a sensação de liberdade; a segurança e a facilidade de encontrar restaurantes internacionais e de alta gastronomia.
Falando em gastronomia, a China de fato encantou o capixaba, pois foi aqui que ele descobriu novas técnicas, novos sabores e desenvolveu seu feeling para temperos mais ousados. Inclusive, durante o programa, Victor mostrou seu gosto pela comida chinesa apresentando pratos com toque oriental e pratos típicos da China.
Mas o amigo cozinheiro, como é chamado carinhosamente por alguns amigos, é mais tradicional do que se pensa, Victor gosta de comida boa, pratos típicos e simples. Apesar de amar a comida chinesa, o brasileiro revela que o seu prato favorito é a moqueca e a torta capixaba.
E numa balança entre pontos positivos e negativos, os positivos se destacam. Apesar de se sentir incomodado com a questão do controle de informação e a poluição, Victor tem um verdadeiro encanto pela China, e seus plano é ficar mais um tempo por aqui (o outro lado do mundo) e desenvolver novos projetos!

E desde seu retorno à China, a vida do brasileiro já toma novos rumos e em breve a galera vai poder conhecer qual são!

Artigo anteriorA chegada do inverno na China e suas curiosidades
Próximo artigoKuaizi 筷子: o talher oriental