“Como foi sua viagem para China? Comeu cachorro?”

Esta pergunta não foge das conversas de quem viajou para a China e precisa explicar para a família e amigos que a culinária chinesa não se resume somente a pratos estranhos.

O consumo de carne de cachorro não é exclusividade da China, países como a Coréia do Sul, Indonésia, Vietnam entre outros a prática além de ser legalizada é muito lucrativa. Hong Kong, Tailândia, Filipinas e Cingapura já implementaram leis banindo a prática de compra e venda.

A China tornou-se o centro da discussão desta prática devido ao infame Festival de Yulin, onde em torno de 10000~15000 cachorros (e gatos) são consumidos em dez dias de festival. Este festival foi criado em 2009, numa forma dos vendedores de carne faturarem com a prática, onde a grande maioria dos animais são fruto de roubos a residências ou recolhidos das ruas.

Um dado peculiar é que 69% da população chinesa nunca experimentou tal comida.

Mas na verdade, você realmente sabe do porquê do consumo da carne de cachorro?

Segundo a crença popular, consumir carne de cachorro traz sorte e saúde além de deixar o corpo mais forte contra doenças. Para homens, é como um elixir sexual, aumentando a performance. Além disto, a carne geralmente é consumida nos dias mais quentes do ano pelos Norte e Sul Coreanos pois, resfria o corpo enquanto na China, a crença diz que consumir a carne no inverno, esquenta o corpo.

Infelizmente para todos que amam seus pets e acham repugnante essa prática, no mundo, em torno de 30 milhões de cachorros são abatidos anualmente para satisfazer o apetite da população e como o consumo da carne é um fator cultural, esta prática está longe de acabar.

Para mais informações, visite o link Cultura e Gastronomia do nosso site para saber mais sobre a culinária chinesa.

Artigo anteriorAno Novo Chinês – O Cachorro de Terra