Beijing ou Pequim, sempre existe essa dúvida entre muitos, especialmente entre brasileiros que convivem com outros brasileiros que residem na China. Pois é bastante comum a capital da China ser chamada de Beijing por aqueles que nela residem ou já a visitaram.

Segundo o professor Claudio Moreno, para os brasileiros a capital da China se chama Pequim, mesmo que os chineses e outros brasileiros a chamem de Beijing. Na verdade, não houve uma troca de nome, mas uma troca de sistema de transcrição, o que termina sendo pouca coisa além de uma troca na grafia.

Mas se formos avaliar, Beijing também não está errado. O governo chinês pretendendo uniformizar as transliterações que o ocidente faz de seus nomes, desenvolveu e divulgou o pinyin, que regula a transcrição fonética da língua chinesa para o alfabeto Romano. Então a cidade 北京 , em pinyin passa a ser Běijīng, que traduzindo significa Capital do Norte.

Pequim é o centro político, cultural e educacional do país. Sede da maioria das empresas estatais chinesas e é um importante polo de rodovias nacionais, vias expressas, ferrovias e redes ferroviárias de alta velocidade.

Segundo dados de 2016, sua população é de 21,5 milhões de habitantes e nos últimos 800 anos Pequim tem sido o centro político do país.

Grande Muralha – Foto: Xiaowei

Famosa por seus pontos turísticos, tesouros artísticos e universidades, que a tornam um centro cultural, Pequim é o destino de muitas pessoas que vem à China, e o turismo é uma das suas principais atividades econômicas. Outra atividade econômica importante é a artesanal, destacando-se a produção de objetos de cerâmica e tapetes.

Pequim é uma cidade que tem um cenário exótico, com uma cultura excêntrica e uma culinária que muitas vezes assusta os ocidentais, mas mesmo com tudo isso, ela encanta os visitantes. É uma capital que possui centros de exposições permanentes, muitos parques e belos jardins, quase todos incluídos nas residências imperiais.A cidade se divide em dois setores retangulares, um localizado ao norte e outro ao Sul. As ruas largas e retas são percorridas por muitas bicicletas, a cidade tem sérios problemas de poluição, mas é muito arborizada. E nos centros é possível ver muitos canteiros de flores.

Como destino de muitos turistas Pequim possui muitos lugares para serem visitados, abaixo relacionamos os mais procurados pelos brasileiros.

A Grande Muralha: símbolo da China é uma das sete maravilhas do mundo moderno e faz parte da Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construída entre 220 e 206 a.C por Qin Shi Huang, o primeiro Imperador da China. Pouco desta muralha permanece nos dias atuais a maior parte do trecho existente foi reconstruída a partir da dinastia Ming e é mantida e melhorada até hoje.

A Cidade Proibida: foi o palácio imperial da China, construída em 1406 e 1420, localizado em frente à Praça da Paz Celestial, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. O nome, Cidade Proibida, surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e seus empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio.

Praça da Paz Celestial: também conhecida como Praça Tiananmen, é uma grande praça no centro da cidade de Pequim, a terceira maior praça pública do mundo. Para os chineses a praça é conhecida como o coração simbólico do país e para os estrangeiros é conhecida pelos protestos de estudantes em 1989.

Templo do Céu: foi construído em 1420, é um complexo de templos taoístas e tanto a dinastia Ming quanto a dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas na Primavera, e dar graças pelos frutos obtidos no outono. Em 1998 foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Foto: Xiaowei

Palácio de Verão: ou Yiheyuan, que significa “Jardim da Harmonia Cultivada”, possui a colina da longevidade e o lago Kunming. A colina da longevidade foi um presente do Imperador Qianlong para a celebração dos 60 anos de sua mãe, em 1749. Mas foi em 1888 que o local recebe o nome atual, e serviu na época como refúgio da Imperatriz Cixi. Além de estar incluso na Lista do Patrimônio Mundial, o palácio foi considerado pela organização mundial uma “excelente expressão da criativa arte de desenho de jardim paisagístico chinês, incorporando trabalhos da espécie humana e da natureza num conjunto harmonioso”.

 

 

Estádio nacional: ou Ninho de Pássaro, foi sede dos Jogos Olímpicos de 2008. A construção do estádio levou aproximadamente 5 anos e tem capacidade atual para 80.000 espectadores, sendo que chegou a comportar 91.000 pessoas durantes os jogos de 2008. O nome Ninho de Pássaro vem pelas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, semelhante a um ninho.

Rua do Comércio: localmente conhecida como Wangfujing, é a rua comercial mais famosas de Pequim. As atividades comerciais nessa rua começaram na dinastia Ming. Nessa rua está localizada a tão famosa rua dos insetos, lá é possível apreciar tanto a comida local quanto alguns insetos, que despertam a curiosidade dos turistas.

 

 

Existem muitos outros lugares para visitar em Pequim, como citamos anteriormente é uma cidade turística. Esses são os pontos mais procurados pelos brasileiros, mas nunca deixe de fazer uma pesquisa antes de planejar sua viagem!

Artigo anteriorFábrica de Chocolate Zotter: saiba mais sobre essa dica de passeio em Xangai
Próximo artigoGuia de Turismo na China