Se você tem interesse de vir à China, antes é necessário fazer o visto e esse pode variar o tipo de categoria. Milhares de pessoas vem à China por razões diferentes, e são essas razões que determinarão a categoria do visto.

O visto de turismo tem um processo mais simples, basta você preencher o formulário disponível no site da Embaixada Chinesa, entregar os documentos necessários na própria embaixada e esperar no máximo 7 dias úteis para buscar seu passaporte.

Já os demais vistos, que são mais de oito tipos além do turismo, dependem do motivo e detalhes de sua viagem. Cada tipo de visto tem uma lista de documentos necessários e é muito importante fazer todo o processo de forma idônea. Visto de turismo é para turismo, caso você tenha intenção de fazer qualquer outra coisa além de “turistar” se informe e solicite o visto conforme sua necessidade. É possível informar-se nas Embaixadas Chinesas ou em empresas especializadas e experientes, no caso de contatar empresas que fazem serviço para vistos certifique-se que seja uma empresa idônea.

Sobre as demais categorias, elas variam entre: visto de estudante, para negócios, para trabalho, trânsito, entre outras.

Recentemente a política de visto de trânsito para brasileiros mudou. Hoje é permitido brasileiros permanecerem na China por até 72h com visto de trânsito, esse visto é feito no aeroporto, mas é importante vir de um País e estar indo para um outro (com trânsito na China), ter os bilhetes confirmados e com assentos marcados para o destino final (necessariamente em um 3º País), e ainda, precisa estar atento com a limitações de viagens internas, pois não é possível viajar para todas as províncias chinesas com o visto de trânsito.
É importante lembrar que as leis de visto na China mudam frequentemente, por essa razão é de extrema importância o viajante estar bem informado.

Outro ponto importante e uma dúvida frequente é para os viajantes que querem aproveitar a vinda à China e conhecer Macau, Hong Kong e Taiwan, se algum desses lugares estiver no planejamento é necessário solicitar visto para eles e lembrar que se houver intuito de voltar à China depois, o visto solicitado deve ser de duas ou múltiplas entradas.
Para maior detalhes sobre tipos de visto e documentos necessários para emissão sugerimos a consulta no site da Embaixada Chinesa no Brasil (clique aqui).

Boa viagem!

Artigo anteriorNegócio da China?
Próximo artigoNova frota de táxis em Pequim