Nessa última quarta-feira o gingante da internet Google, anunciou a introdução do seu aplicativo de tradução, Google Translate, para telefones celulares, até então bloqueados por Pequim, enquanto seu navegador de buscas permanece bloqueado.

O grupo californiano publicou em seu blog que eles introduziram na China a versão 5,8 do aplicativo Google Translate, para os sistemas Android e IOS, equipadas com funcionalidade melhor adaptadas aos usuários chineses.

Em 2010 o grupo americano se negou às ordens de censura do partido Comunista Chinês e se retirou do país, tendo então o seu navegador de busca bloqueado. O Gmail assim como a maioria dos serviços do grupo, seguem inacessíveis.

O porta-voz da Google se negou a comentar sobre a mudança, mas lembra “O Google Translate já estava disponível há oito anos em versão web”, ou seja, a partir de um computador e através de um navegador.

O relançamento do aplicativo é um dos primeiros passos importantes do Google em fazer um grande retorno ao Continente Chinês. E o gigante, que conta com centenas de empregados na China continetal e continua vendendo espaços publicitários a empresas chinesas, parece ancioso para lançar no país sua loja Google Play, ainda bloqueada, mesmo que tenha que adaptar-se às regras de Pequim.

Artigo anteriorCompras online: Yihaodian facilita a vida do expatriado com app em inglês
Próximo artigoO milagroso e complexo chá Puer