A imigração chinesa no Brasil teve início em 1860, quando Portugal organizava em sua colônia de Macau a vinda dos primeiros chineses. Depois, eles vieram para desenvolver o cultivo do chá em São Paulo e para trabalhar na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro. Mas a primeira entrada oficial dos Chineses em São Paulo foi em 1900 e o grande fluxo da imigração chinesa deu-se a partir de 1950.

A comunidade chinesa em São Paulo é a maior do Brasil, estimada em 200 mil pessoas, segundo o presidente da ONG JCI Brasil China, Chang Kuo I. E é em São Paulo, mais precisamente nas ruas movimentadas da 25 de Março e aos redores que é possível encontrar inúmeros estabelecimentos comerciais chineses, vendendo os mais variados produtos e dentre eles produtos falsificados.

Rua 25 de Março, famoso centro comercial em São Paulo.

 

Recentemente o site plus55.com publicou uma matéria sobre a produção de produtos falsificados e os custos atuais de mão de obra no Brasil e na China. (Matéria na integra: clique aqui). O que antes era produzido na China, enviado para o Brasil e vendido localmente muitas vezes por chineses imigrantes e outros, mudou e muito! Em uma visita local o site plus55 pôde questionar se todos os sapatos de uma determinada loja eram produzidos na China e a resposta do dono da loja foi: “De China?” Tudo o que vê nesta loja vem de fábricas aqui no Brasil. Seria mais de três vezes o preço se eu enviá-los da China”.

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, há algum tempo o ditado popular “negócio da China” não é tão mais negócio assim, e isso deve-se ao aumento dos custos trabalhistas na China, e esses mesmo custos têm diminuído no Brasil. Por exemplo: o trabalhador de mão de obra direta chinês ganha cerca de US$3,60/hora, enquanto no Brasil, o mesmo tipo de trabalhador ganha US$2,00/hora.

Alguns especialistas veem essa mudança como uma oportunidade para o Brasil aumentar sua participação no comércio internacional. Em contrapartida alguns afirmam que mesmo com custos trabalhistas mais elevados e salários maiores na China, as indústrias que estiverem na China ainda vão se beneficiar.

Artigo anteriorO Mandarim, a língua oficial da China
Próximo artigoVistos para China