Um dos questionamentos mais frequentes quando se pretende fazer uma viagem é: contratar um guia de turismo ou não? A resposta é bastante pessoal, e cada um planeja e administra sua viagem da maneira que achar melhor!Algumas pessoas preferem contratar o serviço outras não, e algumas ainda, fazem uma avaliação do tipo de viagem para verem se há ou não a necessidade da contratação do serviço de guia.
Não existe regra! Aliás, a regra só existe na nomenclatura do serviço. O guia turístico é o roteiro impresso ou on-line, em textos e fotos, um livro ou um blog comentado, já o guia de turismo é o profissional licenciado para trabalhar como guia, ou seja, o profissional que lidera as pessoas, acompanha, aponta caminhos, explica e encanta.
Para fazer viagens à China ou na China, é sempre bom ter no mínimo um guia turístico para orientar e aproveitar a viagem da melhor maneira possível. E, às vezes, contratar um guia de turismo também pode ser muito bacana.

Xiao Wei – Guia de Turismo

Na China, em função do idioma, um guia de turismo pode ser muito útil, pois a comunicação em alguns lugares pode ser uma tarefa bem difícil se você não fala mandarim.
E para viagens à Pequim, Xi’na, Guilin e Xangai muitos brasileiros utilizam o serviço do guia Xiaowei. Xiaowei, guia de turismo, é da província de Guizhou sudoeste da China, foi morar em Pequim em 1999. Formado em letras com mestrado em inglês, Xiaowei trabalha como guia de turismo desde 2006, durante os passeios ele conta histórias interessantes sobre o passado e sobre a milenar história da cultura chinesa tudo com um toque de humor e simpatia. Além de guia, Xiaowei faz fotos belíssimas de seus clientes, tudo registrado através do seu olhar sensível e do seu Iphone. Paciente com idosos e crianças, ele também faz roteiros customizados para grupos e famílias, além de organizar eventos, como acampar na muralha para ver o amanhecer.
Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais do trabalho é possível contatar o Xiaowei pelas redes sociais (Instagram: Layovertours_Beijing; Facebook: Xiao Wei) ou pelo e-mail weibeijingtour@yahoo.com.

Bem, fica a dica do brasileirosnachina, até a próxima!

Artigo anteriorPequim: a capital da China
Próximo artigoDia Nacional da China: 1º de outubro