O Festival da Lua (中秋节- Zhōngqiūjié), também conhecido como Festival de Meio de Outono, é celebrado no 15° dia do oitavo mês lunar chinês. É uma celebração popular na Ásia para a abundância e união e é comemorado a colheita de verão; que coincide com o equinócio de outono do calendário solar, ou seja, quando a lua está cheia em sua plenitude e mais brilhante, por isso recebe o nome de Festival da Lua.
O Festival tem uma história de mais de 3.000 anos, que remonta a adoração da lua na antiga dinastia Shang (1600-1046 aC), fixado pela dinastia Tang (618-907), e se tornou ainda maior na dinastia Song (960-1279). Na Ming (1368-1644) e Qing (1644-1911), passou a ser um grande festival da China e foi considerado como um dia tão importante, que muitos poemas foram escritos sobre ele, existem muitas histórias e lendas sobre o festival, e sua origem foi adivinhada e explicada por gerações de chineses.
O Folclore sobre a origem do festival conta que na remota antiguidade, haviam dez “sóis” que chamuscaram todas as culturas e levaram as pessoas para a pobreza extrema. Um herói chamado Hou Yi subiu para o topo da Montanha Kunlun e derrubou nove “sóis” com seu arco. Ele também ordenou o último sol que se levantasse e o ajustou de acordo com o tempo. Por esta razão, ele era respeitado e amado pelo povo e muitas pessoas de ideais e integridade vieram a ele para aprender artes marciais.
Hou Yi tinha uma esposa linda e de bom coração chamada Chang E. Um dia em seu caminho para a Montanha Kunlun, ele encontrou a Imperatriz do Céu Wangmu que estava passando. Ela apresentou a ele um elixir, que o faria subir diretamente para o céu e o tornaria um ser celestial. Hou Yi, porém, dividia tudo com sua esposa, então, ele deixou o elixir com ela. Chang E, escondeu o elixir em uma caixa de joias em sua penteadeira, quando, inesperadamente, foi vista por Peng Meng.
Um dia, quando Hou Yi levou seus discípulos para ir caçar, Peng Meng, com sua espada na mão, forçou Chang E. a entregar o elixir a ele. Consciente de que incapaz de derrotar Peng Meng, Chang E. fez uma rápida decisão e engoliu o elixir em um só gole. Assim que ela engoliu, seu corpo flutuou fora do chão, correu para fora da janela e voou em direção ao céu.
Quando Hou Yi voltou para casa à noite, ele sabia das servas que tinha acontecido. Tomado pela dor, Hou Yi olhou para o céu à noite e chamou o nome de sua amada esposa, quando, para sua surpresa, ele descobriu que a lua estava especialmente clara e brilhante e nela havia uma sombra balançando, que era exatamente como sua esposa. Ele tentou o seu melhor para perseguir a lua, mas enquanto corria, a lua recuava.
Pensando em sua esposa por dias e noites, Hou Yi, tinha uma mesa de incenso dispostas no jardim que Chang E. amava, então, ele colocou doces e frutas frescas e assim realizava, a distância, uma cerimônia memorial para Chang E., que estava sentimentalmente ligada a ele pela lua.
Quando as pessoas ouviram falar da história começaram a organizar a tabela de incenso no luar um após o outro e oraram para a bondosa Chang E., para a boa fortuna e paz. A partir de então, o costume de adorar a lua se espalhou entre as pessoas!
No dia do festival, os membros da família se reúnem para fazer estas oferendas, apreciar a lua cheia e brilhante, comer bolos lunares, além de passear pelas ruas com lanternas iluminadas, ou brincar com fogos de artifício. As reuniões acontecem em suas residências ou ao ar livre à noite para apreciar a lua em clima de piquenique e com muitos bolinhos!
Feliz Festival de Meio de Outono! 祝大家中秋节快乐!

Artigo anteriorDia Nacional da China: 1º de outubro
Próximo artigoLugano leva a tradição dos chocolates gramadenses para a China