O calendário lunar chinês tradicional divide o ano em 24 termos solares, simplificando, eles são uma lista de termos centrais para um calendário criado na China antiga.
Com base no movimento do sol, o calendário se divide em 24 partes para orientar a agricultura ao longo das quatro estações do ano.
Em 2016, os termos solares foram adicionados à lista da UNESCO dos Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade. Mesmo com a agricultura moderna baseada na tecnologia, os tradicionais termos solares permanecem importantes, especialmente na vida cultural e social da China.
O inverno começa no 19º termo solar, que esse ano foi entre 07 e 21 de novembro. O início do inverno é no primeiro termo solar do inverno, o que significa que o inverno está vindo e as colheitas do outono devem ser armazenadas.
Além dos termos solares existem 8 curiosidades sobre o início do inverno na China.
1) O início de inverno não é exatamente o início dele em termos de meteorologia. O clima a cada ano é diferente, e como a China é um país de grande território, o inverno começa em diferentes momentos em cada área;
2) Na antiguidade, o início de cada estação tinha um festival importante. No do inverno, o antigo imperador tomava banho e não comia mais carne, e ainda realizava a cerimônia de “acolher o inverno” junto aos seus funcionários;
3) Uma lenda da dinastia Han oriental diz que o “santo médico” Zhang Zhongjing salvou muitas vidas de uma epidemia de gripe. Ele cozinhou carne de cordeiro, pimentas e ervas para dissipar o frio e aumentar o calor do corpo. Envolveu todos os ingredientes em uma massa fina e os transformou em forma de orelha. Desde então, as pessoas aprenderam a fazer o “dumpling”. Hoje ainda existe um ditado que diz “Coma dumplings no início do inverno ou suas orelhas vão congelar”;
4) Festival de Yifan que significa “gratos pela colheita”, é um dos importantes festivais na região de Guanxi Zhuang. Realizado no início do inverno.
5) No sudeste da China, em lugares como Fujian, Guangdong e Taiwan, há um costume que se chama “nutrindo o inverno”. As pessoas gostam de comer alimentos ricos em calorias, como frango, carne bovina, pato, carne de carneiro e peixe cozido com ervas medicinais chinesas para aumentar a eficácia da nutrição.
6) Em Tianjin, no primeiro dia do início do inverno, as pessoas comem bolinhos recheados com abóbora chinesa (wogua), que é um vegetal comum no norte da china;
7) Em Wuxi, as pessoas têm o costume de comer um tipo de comida tradicional feita com arroz. Neste momento, as colheitas de grãos de outono acabaram de serem vendidas no mercado, e o sabor de recém colhido é mais gostoso. A maioria dos moradores rurais fazem seus Tuanzi, o recheio pode ser de pasta de feijão, rabanete ou banha de porco, quem não faz os compra.
8) Após a colheita e o armazenamento da mesma, acontece o festival para as pessoas do Manchu das 8 bandeiras e do exército de Han da província de Liaoning, o festival consiste na queima de incensos que são oferecidos aos ancestrais.
Desde o dia do inverno, contam-se os períodos de nove dias, isto é, divide-se o inverno em nove períodos com nove dias cada. Passados os nove períodos inicia a primavera. Existe uma lenda que descreve as mudanças do inverno: no primeiro e segundo período de nove dias, não se estendem as mãos; no terceiro e quarto períodos de nove dias, gatos e cachorra morrem por frio; no quinto e sexto períodos, apreciam-se os salgueiros; no sétimo período de nove dias, descongelam os rios; no oitavo período, andorinhas voltam e no nono período, as flores se desabrocham com a chegada da primavera.
Mas o inverno está apenas começando e até a chegada da primavera a China enfrentará muito frio!

Artigo anteriorLugano leva a tradição dos chocolates gramadenses para a China
Próximo artigoVictor Vieira: o brasileiro que levou a China ao Masterchef