01 de outubro de 1949, na Praça Tiananmen, também conhecida como a Praça da Paz Celestial, Mao Tsé-Tung realizou um discurso oficial, afirmando que a partir daquele dia seria celebrado todos os anos o Dia Nacional da China, apesar da vitória do Partido Comunista Chinês e o fim dos conflitos civis terem se dado antes.
O discurso veio acompanhado de uma grande celebração e marcava simbolicamente o estabelecimento de um novo país. Neste mesmo dia, pela primeira vez, foi hasteada a bandeira nacional chinesa.
O Dia Nacional da China é muito comemorado, a cerimônia se inicia hasteando a bandeira nacional na Praça Tiananmen, em Pequim, repetindo a primeira celebração histórica da data realizado no mesmo local, em 1949. Após a bandeira ser hasteada é feito um desfile com destaque para as Forças Armadas do país. Ainda, são realizados jantares oficiais e shows de fogos de artifícios no fim da comemoração.
O sentimento de nacionalismo é muito evidente, é possível observar chineses de todas as idades usando acessórios como: bandeiras, adesivos e pinturas durante a celebração e assistindo os desfiles até nas televisões das paradas de ônibus.
Por lei o feriado do Dia Nacional da China teria duração de 3 dias na parte continental do país, mas desde 1999 o governo passou a expandir os dias do feriado conectando esses 3 dias com finais de semana, anterior ou posterior ao dia 01 de outubro, proporcionando um feriado prolongado de 7 dias. Dessa forma, no período de 01 a 07 de outubro, ocorre a famosa “Semana de Ouro”.
A Semana de Ouro é o segundo feriado mais longo entre os feriados chineses, e é um dos períodos que os chineses mais viajam. Durante esses dias muitos aproveitam para visitar amigos, familiares ou ainda viajar para fora do país. Anualmente, o número de viajantes dentro da China durante essa semana atinge facilmente a casa de centenas de milhões.
Se a intenção é fazer uma viagem e aproveitar os dias de folga é importante se planejar com antecedência, pois os preços de passagens e hotéis ficam mais “salgados” durante esse período, mesmo para destinos fora do país.
E como esse feriado prolongado na China pode afetar o Brasil? Bem, por enquanto a única possibilidade que encontramos, foi algum tipo de atraso nas entregas de produtos que são comprados na China ou respostas empresas que operam ou tem relações com empresas daqui aqui, afinal com o feriado, mesmo que algumas empresas funcionem, é sabido que eles trabalham com um contingente menor de pessoas, e com isso é comum atrasos em alguns tipos de entrega, atualizações ou respostas!
Portanto, para quem está na China desejamos um ótimo feriado! E para os brasileiros que aguardam algum retorno, tenham paciência, logo tudo voltará ao normal!

Artigo anteriorGuia de Turismo na China
Próximo artigoO Festival da Lua: uma grande celebração na China