Você que conhece Xangai e os seus famosos cartões-postais, já imaginou que em algumas décadas o cenário poderá ser o mesmo desta foto?

É o que a organização Climate Central diz.

Um dos efeitos do aquecimento global é o aumento do nível dos oceanos devido ao aquecimento das águas (expansão térmica) e também ao degelo de geleiras em montanhas e calotas glaciais. De acordo com medições feitas nas últimas décadas, o nível do mar aumenta em média 3,2 ~ 3,6 mm ao ano na costa chinesa.

Em uma cidade que esporadicamente é atingida por tufões, caso o governo local não investir em drenagem, diques e represas este cenário que hoje só existe no computador poderá tornar-se real em pouco tempo, uma previsão otimista é que em 2030, os efeitos deste aumento do nível do mar já poderá causar grandes perdas.

Um dos perigos iminentes é o “storm surge” ou aumento da maré no caso de um tufão atingir a cidade em cheio e com muita força, eventos como o furacão Katrina que atingiu os Estados unidos em 2005, gerou um aumento da maré de 8m além do nível do mar, inundando a cidade.

Inundação após o furacão Katrina.

Algumas estatísticas importantes sobre o litoral chinês:

  • 14,500 kilômetros de extensão
  • 70% das grandes cidades estão localizadas no litoral
  • 41% do total da população chinesa vive no costa leste do país
  • 55% do PIB está concentrado também na costa leste

O aumento do nível dos oceanos seria um evento catastrófico para o país, perdas econômicas, comprometimento de terras férteis e deslocamento populacional são alguns dos problemas que estão por vir.

Além de Xangai, cidades situadas em deltas como Guangzhou estariam também em sério risco, Tianjin e Shantou quase desapareceriam por completo.

Artigo anteriorChina reabre importação de carne brasileira
Próximo artigoCompras online: Yihaodian facilita a vida do expatriado com app em inglês