Após informar oficialmente ao ministério da Agricultura a suspensão de importação de carnes brasileiras, em consequência das revelações da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada no dia 17/03/2017 a China reabriu o mercado de carne brasileira.

A China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação e os controles sanitários da carne brasileira, em decorrência das irregularidades reveladas pela recente operação. Após esforços do governo brasileiro em conter a crise com um de seus principais parceiros a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hua Chunying confirmou a reabertura.

Mesmo a China reabrindo o mercado, o governo brasileiro estima um prejuízo monetário de milhões de dólares e também na imagem do produto brasileiro.

De acordo com a Industria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC), as exportações brasileiras de carne bovina congelada, fresca ou refrigerada somaram mais de 4,3 bilhões de dólares no ano passado.

A China respondeu por 16,71% deste total com gastos de US$ 702,7 milhões. No ranking geral de compradores de carne em geral o País comprou 14,45% do total das exportações, gastos que somam US$859,482 milhões.

Fonte: Exame

Artigo anteriorCulinária Chinesa: as delícias do Norte
Próximo artigoXangai e o aquecimento global