O norte da China é uma área central formada pela planície do Norte da China. Uma região montanhosa, árida e fria, que inclui os municípios de Pequim e Tainjin, as províncias de Hebei e Shaanxi e a região autônoma da Mongólia Interior.

Como já mencionamos na matéria “Culinária Chinesa e suas características”, a culinária chinesa se divide por regiões, também chamadas por “zonas culinárias”, essa divisão leva em consideração as temperaturas, topografias e ainda uma veia histórica para a análise dos hábitos alimentares. Inclusive, através de antigas dinastias, o historiador Li Xueqin catalogou sete tipos de paladares presentes na nação.

No Norte, por ser muito frio, as necessidades calóricas são mais altas. Essa região tem pratos com características mais próximas ao paladar europeu. Os alimentos preferidos nessa localização são: pães cozidos a vapor, batatas, noodles (macarrão) e bolinhos de carne. Por ser longe do mar a carne é mais presente do que a pesca. O açúcar não abunda por esta paragem, já o uso do sal é reforçado nos pratos, pois os nortistas salgavam muito seus alimentos para realizarem longas viagens ao Sul.

Apesar de Pequim estar localizada no Norte, sua culinária não faz utilização de muito sal. A comida de Pequim tem como principais sabores o doce, salgado, amargo e picante, é comum a utilização de pasta de soja e de gergelim, e os pratos são preparos fritos, cozidos com amido, assados em fogo intenso ou torrados. Os pratos mais famosos são: o pato assado de Pequim, peixe com arroz fermentado e o frango com paste de soja.

O Pato assado de Pequim, ou pato laqueado no Brasil, é uma receita antiga, servida nas cortes imperiais da China, feitos com patos criados para esta preparação, temperados com molhos específicos, assados em fornos especiais e servidos com crepes muito finas depois da carne ser cuidadosamente fatiada.  Segundo alguns documentos o Pato assado de Pequim é servido desde 1330 e o primeiro restaurante a servir esse prato foi o Bianyifang, que abriu em 1522 e funciona até hoje.

Taijin, um município perto de Pequim, é uma cidade muito atrativa, sendo um antigo centro cultural da China. O prato mais famoso da cidade é o pãozinho recheado e cozido no vapor, conhecido como Goubuli Baozi em chinês, que significa “até o cachorro faz pouco caso do pão”, entretanto, de fato, o pãozinho não tem nada a ver com cachorros.

O nome do pãozinho, segundo uma lenda, tem a ver com um bebê que havia sido batizado com o nome Gouzi, que significa “cachorrinho” em chinês. O nome se justifica por duas razões, a primeira é que os homens eram proibidos de estarem presentes no ambiente do parto e a segunda a questão da simplicidade dos nomes. Uma vez ausente, os maridos deviam conceder o nome de acordo com a primeira coisa que avistassem ao receberem a notícia. Alguns anos depois o jovem estava destinado a criar a receita de um pãozinho recheado com carne suína, que tornaria o mais apreciado em sua terra natal. O pãozinho criado ficou tão bom, que o rapaz não tinha tempo para conversar com os clientes, então, mais tarde, a população rebatizou o nome do pãozinho recheado para Goubuli, que significa “faz pouco caso”. Hoje em dia o Goubuli tem uma diversidade de recheios, como: carne bovina, carneiro, camarões e outros.

A província de Hebei, é um dos berços da nação chinesa, sua culinária é bastante quente e rica em vegetais. Dentre os dez principais pratos da região estão o baozi – pãezinhos recheados – como em Taijin; o bolinho de Nansha, um bolinho de massa branca e fina recheado com uma deliciosa carne desfiada e bem macia; os noodles com carne e vegetais e a carne de porco defumada com gergelim.

E a província de Shaanxi, que é muito conhecida por seus muros antigos, pelo Mausoléu do Imperador Qin Shi Huang e o magnifico exército de cavaleiros de terracota também é famosa pelas suas diversas delicias. Entre elas, estão em destaque o banquete de Jiaozi, semelhante aos raviólis, o Roujiamo que é um sanduíche com recheio de carne moída e o Liangpi um tipo de macarrão feito de farinha de trigo ou de arroz.

Segundo Paulo, um chinês naturalizado brasileiro, que morou no Brasil por 26 anos e hoje está em Xangai, a comida do Norte é bastante representada pelas massas e pãezinhos cozidos ao vapor. E ele ainda completa “a região norte não tem pratos que são apresentáveis à mesa, a comida do Norte visa quantidade, bom, bastante e barato (risos) ”.

 

 

Artigo anteriorChineses buscam investir mais no Brasil
Próximo artigoChina reabre importação de carne brasileira