A China possui uma das mais exóticas e conhecidas gastronomias do mundo. A culinária chinesa possui mais de cinco mil pratos preparados com técnicas e ingredientes diversos, e suas principais características são: contraste de cores, aromas e sabores.

Assim como muitos outros assuntos sobre a china, a culinária é acompanhada de muito misticismo. Seguindo uma tradição baseada no yin e yang, os polos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc. E ainda, a culinária é explorada pela medicina como o primeiro meio de cura, e o uso do remédio como uma segunda opção no caso da primeira não funcionar.

Além do conceito yin yang a culinária chinesa também usa o conceito dos cinco elementos. Os chineses acreditam que o ser humano está cercado por cinco campos de energia: fogo, madeira, terra, metal e água. Na culinária, os cinco elementos são representados pelos sabores: amargo (fogo), azedo (madeira), doce (terra), picante (metal) e salgado (água).

Ainda relacionado com a energia, os chineses também acreditam que os alimentos têm energia própria, por essa razão o manuseio deles necessita cautela. Algumas técnicas usadas no processo de cozimento ajudam a conservar mais valores nutricionais, uma delas é o uso da panela wok. Apesar da quantidade de óleo que se usa na wok, a confecção em lume muito forte permite que os alimentos sejam cozidos de uma forma muito rápida, conservando mais os nutrientes, e ainda, garante tipos de texturas e crocâncias que não seriam adquiridas de outra forma.

Outra curiosidade sobre a culinária chinesa é a importância da refeição. Para os chineses, a refeição é um momento de compartilhar, de dividir pratos variados com todos e comerem um pouco de cada, permitindo que uma família, com membros de diferentes paladares, permaneça junto neste ritual. Essa importante relação dos chineses com a refeição faz com que a comida seja parte das prioridades da vida, inclusive existe o dito popular, que sua tradução livre é “vestir, comer, ter onde morar e passear”.

E falando de diferentes paladares e variedades, dentre os mais de cinco mil tipos de pratos, a culinária chinesa possui características diferentes em cada região. No Norte, por ser mais frio, os pratos mais comuns são os pães cozidos a vapor, os noodles mais pesados e a utilização de mais sal devido a necessidade de calorias ser maior. Já no Sul, onde existe uma produção massiva de cana-de-açúcar, o melaço é mais presente. No Leste, o adocicado é acompanhado do molho de soja e a carne que se destaca é a de porco, pois o clima da região é ideal para criação. Um dos exemplos mais famosos de culinária da região são as comidas de Xangai. O Oeste possui uma região montanhosa de difícil acesso, por essa razão os habitantes da região preferem consumir produtos locais, como a carne seca, os vegetais conservados em aguardente e os sabores que predominam são os amargos.

Para os ocidentais a culinária chinesa é representada pelo yakissoba, frango xadrez e rolinho de primavera, mas ela é muito mais variada, pois cada região tem uma característica de sabor e dentro dessa característica diversos pratos típicos. Por essa razão contar a história da culinária chinesa ou descrever todas as suas características será um desafio para o “brasileiros na china”, então aguarde que ainda falaremos muitos mais sobre o assunto.

Artigo anteriorPopulação envelhecida: propostas para auxiliar essa problemática
Próximo artigoPolíticas econômicas da China: reforma, equilíbrio e controles