Neste próximo 04 de abril, será celebrado o feriado Qingming. Esse feriado acontece anualmente por mais de 2500 anos de história.

Inicialmente o feriado Qingming, que ocorre sempre no primeiro dia do quinto período solar, sempre foi considerado uma data de extrema importância, pois celebrava-se a primavera, o aumento da vegetação e a retomada da agricultura. Mas a partir da dinastia Tang, o Imperador Xuanzong, quando percebeu que os chineses ricos da época faziam cerimônias cheias de luxo para seus ancestrais em qualquer época do ano, repetindo-as várias vezes; definiu que o culto aos ancestrais só poderiam ser realizados uma vez ao ano, durante o Qingming. Foi quando então, a celebração passou a ter duas razões: uma de alegria em função da celebração da primavera, e a outra de luto, pela veneração aos ancestrais através de cuidados com o túmulo da família.

Um dia antes do Qingming também se celebra o festival Hanshi, traduzido como o festival de comida fria. Este festival influenciou mais o feriado Qingming e suas tradições. E aos poucos um festival que celebrava a primavera junto com o festival Hanshi transformou-se em o dia dos finados da China e foi consolidado como prática.

O festival Hanshi tem origem na lenda de Jie Zitui. Essa lenda conta que devido à crise presente na corte do país Jin, 630 a.C, o futuro herdeiro do trono, Jin Wengong, fugiu para o exilo com seus ministros por mais de 19 anos. Em um momento de fome extrema, o ministro Jie Zitui decidiu sacrificar sua própria carne como alimento a Jin Wengong.  Jie Zitui nunca aceitou nenhum tipo de recompensa por ter sido leal ao seu Rei, e permaneceu no exilo, o mesmo ficava em uma montanha. Para tentar forçar o retorno de Jie, Jin Wegong mandou incendiar a montanha, porém Jie não se rendeu e foi encontrado incinerado junto à mãe. Com remorso o Jin trocou o nome da montanha para Jie, construiu um templo em sua homenagem e proibiu qualquer tipo de queima de material, fazendo com que as pessoas consumissem somente pratos frios.

Na China todas as celebrações são acompanhas de tradições. A comida tradicional do Qingming é o qingtuan, uma espécie de bolinho feito de arroz e vegetais cuja a cor é comparada à do jade. Também é costume comer ovo, para trazer boa saúde durante todo o ano. Durante o festival, os chineses costumam colocar ramos de salgueiro em suas portas e/ou carregar consigo. Eles acreditam que esses ramos afastam os maus espíritos que vagueiam durante o festival.

Outra tradição é a colheita do chá, o chá colhido antes do festival é conhecido como “pré-Qingming” e esse possui o preço mais elevado. A valorização do chá colhido antes do festival dá-se pela crença de que, sendo colhido antes, o chá torna-se mais leve e sutil.

Durante o festival, as famílias costumam fazer piqueniques ao redor dos túmulos. Trata-se de um ato simbólico para que os ancestrais saibam que não foram esquecidos por seus descendentes e familiares. Os pratos servidos devem ser em números pares e deve haver uma tigela de arroz com alguns incensos. Ainda, um ato simbólico da queima de bens matérias dos mortos é feita, para isso utilizam dinheiro de papel, pequenas representações dos bens materiais que a pessoa tinha em vida, isso ocorre pois acredita-se que os mortos precisam dos bens para continuar usufruindo uma vida prospera após a morte.

Rico em lendas e crenças o Qingming é um feriado muito importante na sociedade chinesa moderna e permite que a população recorde de seus ancestrais e faça preces por aqueles que já se foram e preze pelas raízes da família.

Artigo anteriorO milagroso e complexo chá Puer
Próximo artigoChris Dumont: uma brasileira que se reinventou na China