Em março, após a operação realizada pela Polícia Federal, a operação carne fraca, a China suspendeu por alguns dias a importação de carnes brasileiras no país. Na ocasião, o governo chinês exigiu explicações do governo brasileiro sobre a operação e os controles sanitários da carne brasileira.

Para estreitar os laços comerciais e reforçar a qualidade da carne brasileira junto à China e outros países importadores, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) participará, com as empresas frigoríficas a ela associadas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex- Brasil), da SIAL China, um dos eventos globais mais importantes de inovação no setor alimentício, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, em Xangai.

Segundo Antônio Jorge Carmadelli, presidente da ABIEC, a China é um dos principais mercados consumidores de carne bovina brasileira, e a SIAL é uma ótima oportunidade para reforçar o bom relacionamento e buscar novas oportunidades para as exportações. O presidente ainda ressaltou que é importante expor o rigor da segurança alimentar e a qualidade dos produtos brasileiros, uma vez que o Brasil é um modelo para o mundo todo nos padrões sanitários da indústria de proteína animal.

Em 2016 o mercado chinês importou 166 mil toneladas de carne bovina, em negócios que geraram US$ 706 milhões. Já Hong Kong liderou o ranking, com um total de 331 mil toneladas e US$1,145 bilhão em receita.

Na SIAL os visitantes da feira poderão conferir produtos e soluções apresentadas pelos 15 associados da ABIEC presentes: Agroindustrial Iguatemi, Barra Mansa, Boi Brasil, Cooperfrigu, Estrela Alimentos, Frigol S.A., Frisa, JBS, Marfrig Group, Masterboi, Mataboi Alimentos S.A., Mercurio Frigorifico Fabril e Exportadora Ltda., Minerva Foods, Naturafrig Alimentos Ltda. e Plena Alimentos. No evento, aproximadamente 550 quilos de cortes especiais de carne brasileira serão oferecidos para degustação.

Artigo anteriorO primeiro avião de passageiros Chinês
Próximo artigoDiferenças culturais: quando uma brincadeira pode ser uma ofensa