Após o grupo estatal chinês State Grid fechar acordo para comprar 54,64% da empresa brasileira de eletricidade CPFL Energia por 14,19 bilhões de reais, e assim ampliar suas atividades no Brasil nos setores de “transmissão e distribuição”, e, sobretudo na geração de eletricidade a partir de energias renováveis. É a vez Shanghai Eletric fazer a sua proposta, recentemente a chinesa se interessou em apresentar uma proposta para assumir um lote de concessões de linhas de transmissão de energia da Eletrosul (subsidiária da Eletrobrás), e tal proposta seria apresentada até o dia 10 de março.

A Shanghai Electric é uma das maiores fabricantes de equipamentos de energia industriais em geral da China, com faturamento da ordem de US$12,3 bilhões.

Ano passado a Eletrosul lançou uma chamada pública no mercado e desde o momento a empresa chinesa está em negociação com a estatal brasileira.

O motivo que levou a subsidiária da Eletrobrás a iniciar um processo de seleção de empresas interessadas em se tornar sócias do empreendimento foi a falta de recursos financeiros para as obras que envolve a construção de linhas e subestações no Rio Grande do Sul.

Conforme publicado no jornal Estadão, semana passada, a Eletrosul confirma que as negociações avançam com a empresa chinesa, e segundo fontes próximas à transação, alguns pontos ainda estavam pendentes para o fechamento de um acordo. Entre eles, questões como participações de cada empresa no negócio.

Mais informações é possível conferir a matéria na íntegra no site do Jornal Estadão.

Artigo anteriorO ano do Galo de Fogo
Próximo artigoNova regulamentação das motos elétricas em Xangai