Brasileiros na China

O milagroso e complexo chá Puer

A cultura de beber chá pelos chineses já vem de longa data: 5000 mil anos atrás. Diz a lenda popular que uma folha caiu dentro da água que estava sendo fervida pelo imperador, o cheiro agradável deixou o imperador intrigado e fez com que ele provasse a bebida causando um sentimendo de conforto em seu corpo, assim, foi descoberto o primeiro chá.

Após todos estes anos, o ato de beber chá é muito importante, é um sinal de respeito, gratidão ou até mesmo um pedido de desculpa.

Dentre todos os chás disponíves na China, o Puer destaca-se pela sua longa história de produção e complexidade no processo. Seu nome vem da cidade que deu origem ao chá, Pu’er. Suas folhas são colhidas no alto das montanhas da província de Yunnan e depois processadas pelas diversas fábricas localizadas na região

É um chá escuro e envelhecido por um longo período de tempo, alguns apreciadores deixam o chá envelhecer 10 a 30 anos. Aos desavisados, chás de baixa qualidade podem até ter um gosto de mofo ou de podre devido a má qualidade da fermentação, já os de alta qualidade, segundo os amantes deste chá, é como um abraço confortante de uma pessoa amada.

Há muitos fatores que influenciam na qualidade deste chá como método de cultivo, qualidade das folhas, época do ano em que elas foram colhidas, processo de envelhecimento e armazenamento.

Até os meados dos anos 80, você poderia comprar kilos deste chá por centavos mas, nos últimos anos, virou um commodity, um item de luxo, dependendo da qualidade, o preço da grama deste chá chega a custar mais que a grama da prata. Há rumores que alguém chegou a pagar 150 mil dólares por 500 gramas deste chá envelhecido por 64 anos.

Além destas características, ele é famoso na cultura popular como chá emagrecedor milagroso, tomar uma xícara do chá 1 hora após as refeições irá ajudar seu organismo a eliminar o excesso de gordura ingerido, ele também possui cafeína mas, em doses mais brandas comparados com outros chás.

Discos do chá Puer, outra alternativa de embalagem.

Comprar o chá não é uma tarefa fácil para os estrangeiros, além da embalagem não trazer muitas informações é muito comum neste mercado os produtos falsificados e de baixa qualidade, especialistas sempre sugerem buscar uma loja de confiança onde o vendedor possua conhecimento e experiência no produto.

Para mais informações, sugerimos a compra do livro “Puer Tea: Ancient Caravans and Urban Chic” do pesquisador Dr. Jinghong Zhang onde ele conta em detalhes a história deste chá.

Agora, clique no video no topo da página para uma experiência intensa na preparação deste chá.